Palavras do pastor

Jóias e vestuário

Cada povo tem a sua cultura, e a cultura difere dependendo do povo e da época; mas a palavra de Deus é a mesma para todos os povos. Pedro aconselhando as esposas a seguirem o exemplo de Sara.

1 PEDRO 3.1-3 – ARA
1 –Mulheres, sede vós, igualmente submissas a vosso próprio marido, para que, se ele ainda não obedece à palavra, seja ganho, sem palavra alguma, por meio do procedimento de sua esposa,
2 – ao observar o vosso honesto comportamento cheio de temor.
3 - Não seja o adorno da esposa o que é exterior, como frisado de cabelos, adereços de ouro, aparato de vestuário.
4 – seja, porém, o homem interior do coração, unido ao incorruptível trajo de um espírito manso e tranquilo, que é de grande valor diante de Deus.
5 – Pois foi assim também que a si mesma se ataviaram, outrora, as santas mulheres que esperavam em Deus, estando submissas a seus próprios maridos,
6 – como fazia Sara, que obedeceu a Abraão, chamando lhe senhor, da qual vós vos tornastes filhas, praticando o bem e não temendo perturbação alguma.

Antes de entrarmos no assunto do adorno exterior, do frisado de cabelos, dos adereços de ouro e do aparato do vestuário, vamos analisar com bastante cuidado o que ele disse antes e depois. Como o marido descrente vai ser ganho pela mulher cristã? Por meio do procedimento dela. Ele vai observar na mulher cristã o seu honesto comportamento cheio de temor. Esse honesto comportamento é a submissão, a incorrupção, a mansidão e a tranquilidade. No versículo 4 Pedro diz que um espírito manso e tranquilo é de grande valor diante de Deus, e que as mulheres do passado que esperavam em Deus estavam vestidas destas virtudes.
O versículo 3 não está proibindo o uso de joias, nem o corte de cabelo, nem os adereços de ouro, mas dizendo que não deve ser o adorno da esposa o que é exterior. Ele está dizendo, na verdade que isto não deve ser a coisa mais importante na vida da mulher cristã, que essas coisas sem as outras virtudes não valem nada. Se Pedro aconselhou as esposas cristãs a imitarem Sara, ele não estava condenando o uso de joias, já que Abraão, esposo dela deu de presente a sua nora várias joias: “Daí lhe perguntei: de quem és filha? Ela respondeu: Filha de Betuel, filho de Naor e Milca. Então, lhe pus o pendente no nariz e as pulseiras nas mãos” (Gn 24.47).
Paulo dizendo como as mulheres cristãs devem se comportar.

1 TIMÓTEO 2.9
 Da mesma sorte, que as mulheres, em traje decente, se ataviem com modéstia e bom senso, não com cabeleireira frisada e com ouro, ou perolas, ou vestuário dispendioso.
Quando lemos este versículo nós temos a ideia de que há uma proibição de Deus no sentido de que a mulher cristã não deve cortar o cabelo, nem usar nenhum tipo de joia ou até mesmo quanto ao tipo de vestimenta.

Vamos raciocinar em harmonia com a palavra de Deus, porque nós acreditamos que a Bíblia é a palavra de Deus. Deus não é um Deus de contradições. A Bíblia se harmoniza, porque ela contém a mente de Deus. Deus não iria condenar o que ele aprova. Então vamos lá. Examinemos o mesmo versículo na Nova Bíblia Viva: “E as mulheres sejam do mesmo modo, calmas e sensatas nas atitudes e na maneira de se vestir, não pela maneira como arrumam o cabelo ou por causa das joias ou roupas extravagantes” (1Tm 2.9).
Vestuário dispendioso são roupas caras. Você já ouviu algum pastor pregando para as irmãs não usarem roupas caras? É claro que não. Mas isto faz parte do mesmo versículo. Na verdade o que a palavra de Deus está recomendando aqui, e que está bem claro na NBV é que as mulheres Cristãs não devem usar roupas extravagantes. O sentido total do versículo é que não deve haver extravagância nem na maneira como arrumar o cabelo, nem no uso de joias nem no modo de se vestir. É exatamente isso o que o versículo diz. Eu não tenho medo de ensinar o que é correto. Ensinando o que é errado eu não vou adquirir nenhum lucro, mas ensinando a palavra de Deus como ela é eu terei o meu galardão.


Pr. José Alves Cavalcante

Nenhum comentário:

Postar um comentário